Contribuintes se preparam para declaração do IRPF 2017

Começa em 2 de março o prazo para entrega do Imposto de Renda 2017, referente aos ganhos de 2016. Os programas para preenchimento das declarações estão disponíveis para download no site da Receita Federal desde janeiro, já o programa para envio será disponibilizado em 23 de fevereiro. O prazo para entrega é 28 de abril.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo também poderão receber mais cedo as restituições, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.
Um levantamento realizado no ano passado pelo Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento no Estado de São Paulo – Sescon/SP junto às empresas de contabilidade no Estado de São Paulo revelou que quase a metade dos brasileiros deixa para a última hora a entrega a declaração do IR. O presidente da entidade, Márcio Massao Shimomoto, recomenda que o processo todo seja antecipado o máximo possível para evitar surpresas. “Erros, omissões ou inconsistências podem resultar em multas ou até levar o contribuinte à malha fina”, lembra Shimomoto.
A previsão da Receita que é que quase 30 milhões de contribuintes façam a entrega da declaração este ano.
Outras Técnicas
Do dia 10 de February de 2017
EFD – Periodicidade das Informações
Um planejamento tributário diferente e mais rentável
Ministério do Trabalho Informa Sobre Agendamento do Seguro-Desemprego
Prova para perito contábil acontece em agosto
A importância dos controles internos
Calendário de saques do FGTS deve ser anunciado dia 14
O eSocial requer uma nova postura do RH
Contribuição Previdenciária 2017 – Opção pela “Desoneração” da Folha de Pagamento vence em fevereiro
Para os contadores, o novo Simples Nacional deixa a desejar
Dedução

Deixe uma resposta