Como eSocializar seu cliente

Precisamos elaborar um manual ou uma cartilha que pode ser impressa ou disponibilizada no site do escritório para consulta a qualquer momento pelo cliente.
Essa cartilha deverá conter todos os serviços que o escritório realiza para os clientes e detalhadamente descrito como funciona o processo com prazos bem definidos.
Vou exemplificar abaixo a descrição de um dos serviços do departamento pessoal do escritório para você ter uma referência e para que possa se basear na elaboração dos demais:
Coloque o máximo de informações possíveis na cartilha ou manual, sempre com prazos bem definidos e abrangentes para que facilite seu processo interno. Se você possui alguma forma de integração entre a empresa e o seu escritório, seja por alguma ferramenta web, por exemplo, exemplifique o máximo cada processo para facilitar o entendimento. Vídeos explicativos também são uma boa pedida para essa forma de ensinamento.
Repita o exemplo acima em todos os serviços/processos: Demissão, Férias, Afastamento, Alteração Cadastral e outros.
Sei que muitos escritórios de contabilidade já possuem essa cartilha, nesse caso, basta revê-la analisando os novos prazos e documentos estabelecidos pelo eSocial.
O que devemos cuidar muito é para que o cliente tenha fácil acesso a essa cartilha, simplesmente enviá-la para o cliente por e-mail, por exemplo, não quer dizer que ele está ciente e que sabe como proceder.
Precisamos ensinar nossos clientes, uma, duas, três vezes se necessário.
eSocializar os clientes é um dos maiores desafios que o eSocial nos traz, por isso, depende de vocês escritórios de contabilidade o sucesso desse projeto. Temos uma grande responsabilidade de proceder as diversas mudanças para que o Brasil possa entrar na era do eSocial com tranquilidade e ter sucesso.
Tendo feita essa ação já podemos partir ao passo seguinte que será publicado na próxima semana.
Contabilidade

Deixe uma resposta