Receita Federal libera programa para pagar carnê-leão em 2012

 A Receita Federal divulgou ontem os programas de recolhimento mensal obrigatório, o chamado carnê leão, e o aplicativo sobre ganhos de capital relativos ao Imposto de Renda do ano-base 2012. Os mecanismos serão utilizados no ajuste anual do IR da pessoa física para do próximo ano.
Os programas são compostos por um instalador específico, compatível com o sistema operacional Windows; e uma versão de uso geral para todos os sistemas operacionais instalados em computadores.
Conforme a Receita, os dados apurados pelo programa podem ser armazenados e transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2013, ano-calendário de 2012. Os programas estão disponíveis no site www.receita.fazenda.gov.br.
Contador da Telles & Mello Contabilidade, Paulo Cesar de Melo considera vantajoso para o contribuinte, que possui duas fontes de renda ou mais, antecipar o pagamento do IR, ao pagar o carnê leão, evitando ter que arcar com valor alto no ajuste anual com o Fisco. “Se o contribuinte pagar mensalmente a diferença devida, na hora do ajuste pode até ter direito à restituição de valores”, acrescentou.
Já para o envio da declaração do IRPF em 2012, o aplicativo terá um instalador específico, compatível com o Windows, e uma versão geral para computadores com o sistema operacional Java.

 

Jornal Contábil

Deixe uma resposta